Biblioteca Digital De Teses E Dissertações (BDTD)
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma iniciativa do IBICT que objetiva integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo mundo, {via|by way of|through} {internet|web}, catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral.
Algumas teses e dissertações não podem, por motivos específicos, serem disponibilizados na integra em uma biblioteca digital que tem como filosofia acesso aberto à informação acadêmica. Tais restrições se devem a alguns casos específicos como trabalhos passiveis de patenteamento, dados sigilosos e/ou qualquer outro motivo que possa comprometer a integridade do trabalho. Nestes casos específicos, aluno deverá solicitar publicação parcial e especificar os capítulos que deverão ficar restritos. É imprescindível enviar uma justificativa junto ao termo de autorização. Baixe aqui modelo de justificativa.
Eliete, Kamila, Íthalo, Rafael… eu defendi mestrado na Federal de Viçosa, em 2005. Consultando documentos defendidos em várias Universidades, na época entendi que deveria nomear meu de dissertação. Entretanto, na hora de entregá-la na Pró-Reitoria de Pesquisa de lá (os documentos de defesa lá são centralizados pela PRP, e não gerenciados independentemente em cada programa de pós de cada departamento), me corrigiram” solicitando nomeá-la de tese. Sou químico, e pelo que percebo a quase totalidade dos mestrandos dessa área e correlatas acabam desenvolvendo seus cursos de mestrado em meio à experimentação e investigação científicas, com abordagens muitíssimo frequentes de temas de vanguarda, explorados sob suposições, pontos de vista e por meio de métodos inéditos, frequentemente chegando a conclusão inéditas, assim como ocorre no doutorado. Aliás, foi desta forma que cursei meu mestrado.
Por definição, trabalho de conclusão de curso é sempre a coisa mais difícil que aluno precisa fazer. É momento que ele tem que sair da zona de conforto e tentar criar algum tipo de originalidade acadêmica. domínio da formatação do trabalho é {fundamental|elementary|basic}”, fala especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência federal de fomento responsável pela avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação no país.
Ele está certíssimo, Mastercreed, é ao conrário sim. Tanto nos US quanto no Canadá, defende-se a tese de Mestrado e apresenta-se a dissertação para conseguir Doutorado. Em inglês, a dissertação tem objetivo de contribuir, enquanto a tese é como uma teoria. Sim, mediante justificativa. autor deverá preencher um formulário solicitando a restrição parcial ou {total|complete|whole} do conteúdo do trabalho. A solicitação será submetida à avaliação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) e prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPP. Baixe aqui formulário. aluno deverá entregar na SECRETARIA do curso de pós-graduação de sua unidade acadêmica uma cópia do trabalho em TEXTO COMPLETO (em formato {Word|Phrase} ou PDF), sem bloqueio de conteúdo. aluno deverá verificar na secretaria do curso se trabalho deverá sem entregue em CD, ou {via|by way of|through} e-mail. Sua principal característica é a abordagem de um tema único (mónos = um só e graphein = escrever).