Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos CB e ONS, circulam para Votação Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados. O seu 1º Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 01, de 23.12.2009 a 22.02.2010, com o número de Projeto 32:004.03-003. O seu 2º Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 04, de 12.04.2010 a 11.05.2010, com o número de 2º Projeto 32:004.03-003. Esta Norma é baseada na EN 361:2002. Esta versão corrigida da ABNT NBR 15836:2010 incorpora a Errata 1 de 20.06.2011. O Escopo desta Norma Brasileira em inglês é o seguinte: Scope This Standard specifies the requirements, testing methods, markings, instruction manual and packaging for full body harnesses. Acessar diretamente a norma. Quando fui estudante de mestrado e doutorado, a numeração do texto, da obra, do manuscrito, começava na primeira página do manuscrito em si, pois os elementos pré-textuais não compõe a obra do autor. OBS.: é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte os elementos da fórmula quando ela é utilizada na sequência normal do texto. 4.2.3.2 – Quando atendida por prestadora esta deve fornecer os dados do item anterior 4.2.3.1. Quando for produção própria serão determinadas pelo fornecedor.
Difere do ponto de entrega no fato de que a entrega geralmente advém da prestadora e a entrada pode ser de uma edificação para outra. O custo de um trabalho depende, basicamente, das seguintes variáveis: sua extensão em caracteres, o prazo de entrega, tema e a formatação a ser utilizada. A estrutura do relatório pode ser adaptada às especificidades do trabalho. Para ser mais exato, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a dedicatória deve ser localizada no rodapé dа página, cоm recuo dе margem esquerda dе 8cm, espaçamento simples е texto curto. Para demonstrar conhecimento das técnicas apresentadas, é importante expor os argumentos de maneira explicativa ou demonstrativa. Exemplo um profissional instalador pode ter muito conhecimento de elétrica e prestar um ótimo serviço, mas não possuir competência técnica para atuar na área, isto é, não possuir o CREA. Competência está ligado ao reconhecimento ou certificação do profissional pelo órgão responsável. 4.1.15 – Qualificação profissional complementa o princípio da instalação dos componentes e está relacionado à competência àquela atividade, isto é, ao reconhecimento ou certificação do profissional pelo órgão regulamentador. O princípio geral das medidas de proteção (IEC 61140) se resumem em partes vivas inacessíveis e massas ou partes condutivas completamente protegidas.
4.1.12 – Prevenção de efeitos danosos ou indesejados complementa o princípio da seleção dos componentes e está relacionado a evitar componentes escolhidos gerem possíveis prejuízos, isto é, componentes devidos nos locais devidos. 4.1.13 – Instalação dos componentes está relacionado à qualificação do profissional contratado para garantia do cumprimento das normas. 3.1.1 – Componentes são itens ou dispositivos que compõem a instalação. 3.2.5 – DPR ou DR – Dispositivos e proteção a corrente diferencial-residual são dispositivos que cortam a energia quando a corrente é desviada. 3.2.4 – Proteção adicional são os meios utilizados quando todos os outros falham ou são insuficientes. Logo quando o produto chegou em minha casa, não demorei em começar a utilizá-lo. Contudo, caso você não queira, pode indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Exemplo são os cabos de rede, de internet, tv, etc. OBS: nesse caso excetuam-se as linhas de fibra ópticas por não serem elétricas. Massa é o “conjunto de partes metálicas não destinadas a conduzir corrente, eletricamente interligadas e isoladas das partes vivas”.
4.1.9 – Independência da instalação elétrica está relacionado ao aproveitamento de outras partes para fixação da instalação elétrica. 4.2.2.2.3 – Esquema IT – Partes vivas totalmente isoladas do aterramento e/ou aterradas via dispositivo de impedância, como resistores de aterramento por exemplo. Lembrando que as massas estarão aterradas diretamente a um ponto de aterramento de alimentação (diretamente ao terra, fora do resistor de aterramento) e/ou em um ponto de aterramento próprio. 4.2.2.2.1 – Esquema TN – Um ponto de alimentação diretamente aterrado e a massas ligadas a ele por condutor terra, geralmente o neutro. 3.2.6 – SELV é um sistema de baixíssima tensão, separado da terra, para locais de alto risco. Sem risco de um circuito utilizar alimentação do outro. 3.5.3 – Alimentação ou fonte reserva é aquela que substitui ou complementa. Confiabilidade: Não adianta instalar uma fonte que apresente tensão altamente variante (tensões abaixo ou acima do esperado), precisa apresentar confiança/estabilidade. Não será tratada nesse resumo pela inviabilidade de resumo ou explicação, pois encontra-se resumida.