No tutorial a seguir, saiba como ajustar as margens da sua monografia no padrão ABNT no Word pelo computador. Os planos de fundo, fontes e recursos gráficos devem ter um padrão e estar em harmonia entre si. Segue ainda rigorosas normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. Clique sobre uma das linhas de texto e veja que na caixa referente aos Estilos e Formatação, o estilo do parágrafo ficará em destaque. Caso o seu texto aborde um tema técnico ou científico, recomenda-se a criação de uma lista com as abreviaturas e siglas utilizadas ao longo do trabalho. Após o longo trabalho de documentação e crítica, o pesquisador terá diante de si, no mínimo, tríplice fichário de documentação (fontes, bibliográfica e críticas pessoais). Logo após o parágrafo, devem ser colocadas as palavras-chave, seguidas por tal expressão e separadas entre si por pontos. O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado. Unir toda a bibliografia encontrada e elaborar a informação ao trabalho da pesquisa (poderá ser feito através de fichas).
Para iniciar o TCC o aluno deve ter um tema para o trabalho, que deverá ser escolhido com base em determinados critérios que incluem: afinidade com o tema; relevância para a comunidade científica e para a sociedade; existência de bibliografia suficiente; inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste. Em qualquer um dos casos, sempre deverão ser seguidas as orientações de um professor responsável. Cumprimente seu professor e orientador por último independentemente de sua formação, depois os demais presentes (professores, colegas, amigos e familiares presentes). Supostamente o estudante não concordaria em fazer as correções citadas pelo orientador. No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Histórico da Capoeira. In: Cooperativa do Fitness – CDOF, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Jun. 2000. Disponível em: . In: Jürgen Margraf & Silvia Schneider Lehrbuch der Verhaltenstherapie. Margraf, Jürgen & Schneider, Silvia (2009). Lehrbuch der Verhaltenstherapie. ↑ a b c d Margraf, Jürgen (2009). Hintergründe und Entwicklung. ↑ Bartling, Gisela; Echelmeyer, Liz & Engberding, Margarita (2008). Problemanalyse im psychotherapeutischen Prozess.Stuttgart: Kohlhammer. Bartling, Gisela; Echelmeyer, Liz & Engberding, Margarita (2008). Problemanalyse im psychotherapeutischen Prozess.Stuttgart: Kohlhammer. Assegure-se que os slides não tenham informações ou distrações demais, esse material existe apenas para ajudar a conduzir e ilustrar a apresentação da monografia.
Previna-se e salve o conteúdo da sua monografia, apresentação, e todo material que usou na sua elaboração. Este trabalho visa verificar todo o aprendizado que o aluno teve ao longo do curso, assim como avaliar seu senso crítico e capacidade de pesquisa e abstração. Há possibilidade de salvar seu trabalho para continuar posteriormente. Mesmo que você só queira apresentar para a banca e finalizar o quanto antes esta etapa de conclusão do seu curso, tenha em mente que o objetivo da apresentação do TCC é te fornecer uma avaliação sobre suas habilidades e sobre os resultados da pesquisa. Comece sendo simpático e cumprimente aos membros da Banca do mais graduado ao menos graduado; inicia-se a apresentação pelo Doutor, depois apresenta-se o Mestre, em seguida o Especialista e por fim o Bacharel ou Licenciado. Isso normalmente ocorre na etapa de defesa, falaremos mais sobre isso na segunda etapa do artigo. Hoje preparamos um artigo para aliviar sua tensão na hora de apresentar seu TCC.
O TCC tem como objetivo fazer com que o aluno demonstre a habilidade de realizar uma pesquisa sobre um tema específico e estruture a monografia com os conhecimentos que adquiriu durante seu curso. Deve ser um tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. Somente os elementos textuais e pós-textuais devem ser escritos no sumário. Folha de rosto com os elementos de identificação do trabalho: o nome completo do autor, o título e o subtítulo do trabalho, o nome do curso, eixo cronológico e linha temática, orientador, leitor crítico, o local e o ano de conclusão. Esses elementos devem ser evidenciados de maneira correta para que o estudante evite problemas futuros. Na hora de fazer uma monografia, além da pesquisa, leitura e escrita, existem vários outros pontos que o estudante deve se preocupar, e uma delas é a parte pré-textual do trabalho, como a folha de rosto, folha de aprovação, agradecimentos, dedicatória, resumos e sumário, entre outros itens. Muitos estudantes vão além da apresentação da monografia para a banca examinadora e escrevem artigos para revistas temáticas com os resultados das suas pesquisas. Cuidado com informalidades. Não fique de costas para a banca e público.