Atividades para trabalhar produção de texto de forma divertida e significativa onde os alunos vão expor suas histórias. O documento foi criado pela Frente Protocolo de Retomada, que reúne técnicos das secretarias estaduais de Educação e do Distrito Federal, a partir da experiência de outros países que já retomaram as aulas, como a França, organismos internacionais, entre eles a Unesco, e de protocolos de Estados que já se adiantaram nesse quesito. Os secretários estaduais não têm previsão de datas para a volta, mas elaboraram a cartilha nacional para que Estados façam adaptações às realidades locais, principalmente em relação às ações sanitárias. A Secretaria Municipal de Educação de Nova Serrana divulga o calendário escolar do ano letivo de 2020 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Mesmo assim, se o pai ou a mãe puderem ficar com o filho em casa, não leve. A escola aberta seria uma opção”, comentou, mas deixou claro que se trata de uma opinião pessoal e que as definições serão apresentadas na quarta-feira.
Para garantir que as aulas on-line sejam aproveitadas da melhor maneira, o aluno deve, inicialmente, manter a rotina de estudos que possuía antes do isolamento social. Especialmente se as aulas estiverem sendo realizadas no mesmo horário, programe-se para aquela tarefa para que o cérebro entenda que, mesmo fora do ambiente físico tradicional, aquele é o momento de se concentrar.
Segundo a SE-DF, a reorganização do calendário segue a orientação do Ministério da Educação , que flexibilizou os 200 dias letivos obrigatórios, mas manteve a carga em 800 horas. Segundo o secretário-executivo do MEC, a maioria dos estudantes têm equipamentos para acessar a web, mas não têm pacote de dados suficiente para fazer downloads e assistir a vídeos. Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, forty% destes estudantes estão no nordeste. A expectativa inicial é atender four hundred mil estudantes e, depois, chegar a 1 milhão. Ele foi elaborado para orientar as ações em universidades e instituições de ensino federais, mas poderá ser usado como diretriz para a elaborações de documentos semelhantes nos estados, segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.
Além disso, é necessário investir em uma Internet de qualidade e utilizar os aparelhos mais cômodos, já que as aulas podem demorar. Dê prioridade ao uso do computador para assistir às aulas, isso garantirá o acesso a uma Internet de melhor qualidade, maior rapidez nas interações, além de ser fisicamente mais confortável. Na sua casa, procure um cômodo tranquilo, com boa iluminação e com o mínimo de barulho ou interferência de familiares naquele momento. Desligue o celular ou bloqueie o envio de notificações de redes sociais durante o período de estudos, e também evite outras distrações, como aparelhos de televisão ligados, por exemplo.
Experimente o Jornal do Comércio e garanta acesso a todos os conteúdos nas suas plataformas preferidas. Nenhum aluno poderá ficar na escola por mais de um turno e todos deverão usar máscaras, lavar as mãos com frequência e manter todos os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde.
Para se concentrar nas aulas, o aluno deve trabalhar o foco e a disciplina, o que pode aumentar sua autonomia como estudante e futuro profissional. Além disso, o estudo em casa pode ser mais econômico, já que o aluno não terá custos com deslocamento e alimentação fora de casa. Outras instituições também utilizam recursos grátis, como os formulários do Google Forms. Nestes casos, os professores podem criar uma prova para cada aluno, a fim de evitar a troca de informações.
Para o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Samuel Fernandes as datas são passíveis de alterações. “Ninguém hoje pode prever quando esta pandemia passará ou quando começará a diminuir o número de casos de infectados e de mortos”, pondera. Segundo o secretário de Educação, Leandro Cruz, todos os protocolos serão cumpridos comprar monografia online para garantir a segurança de todos, de modo a “ter um retorno do processo educacional, mas de forma segura e absolutamente planejada”. Entre 17 e 28 de agosto, os servidores farão a ambientação presencial, com formação para protocolos de segurança. Quem se enquadrar no grupo de risco, como idosos e portadores de comorbidade, não retornará.