AD Monografias Online

Monografia online e tcc são a nossa especialidade desde 2004. São mais de 16 anos atuando e mais de 30000 trabalhos feitos

Sustentabilidade: O Que é, Conceito, Tipos, Benefícios E Exemplos

Sustentabilidade: O Que é, Conceito, Tipos, Benefícios E Exemplos

Agora que você já sabe quais são as regras ABNT para trabalhos acadêmicos, já pode treinar. Desta forma, para articular corretamente as citações indiretas, a ABNT criou as regras que norteiam a inclusão dessas citações apropriadamente, de maneira ordenada e homogênea. A infiltração de ar externo no ambiente afeta tanto a temperatura do ar como a umidade, de maneira não controlada. Seja na hora de executar o trabalho ou mesmo caso você decida por tomar a arriscada e não recomendada decisão de comprar uma monografia pronta ou um outro trabalho acadêmico qualquer, é importante saber as diferenças para não executar um trabalho diferente daquilo que é necessário para você colar grau e receber o diploma de seu curso. Isso é fundamental para não se apropriar dos direitos de uma imagem, mesmo que esta tenha sido encontrada em sites de busca ou bancos gratuitos. A dica de não formatar seu trabalho apenas no final tem algumas exceções. A monografia é comumente utilizada como trabalho final de curso, isto é, como um TCC (Trabalho de conclusão de curso), mas não se deve cair no erro de achar que um TCC é uma monografia, pois isso nem sempre é o caso, como veremos abaixo.

As análises foram feitas através do software EnergyPlus, um programa de simulação termoenergético de edificações que permite modelar e estimar o consumo de energia para cada uso final (aquecimento, refrigeração, ventilação, iluminação, equipamentos), amplamente utilizado por engenheiros e arquitetos para otimizar a concepção do projeto. Para o cálculo de carga térmica, o software utiliza o método de cálculo Heat Balance(HB); os métodos de cálculo serão amplamente discutidos no próximo artigo da série. O software possibilita, portanto, uma análise do impacto de cada fator na carga térmica e no tamanho do sistema de ar condicionado de um edifício. Foram realizadas variações no fator solar dos vidros, nos elementos de sombreamento das fachadas (brises), e na área envidraçada da edificação, através do aumento da altura do peitoril das aberturas. Já com a utilização de vidros com o fator solar de 25% (referência da ASHRAE 90.1: Energy Efficiency Standard for Buildings Except Low-Rise Residential Buildings para a zona 2A, onde se localiza São Paulo), a capacidade do sistema de ar condicionado teve uma redução de 119 TR – a menor carga térmica obtida nesta série. Sendo assim, o cálculo de carga térmica deve descrever com precisão o edifício, com informações e características reais do projeto.

thea bag with added fungus green thea with a twist Portanto, a consideração adequada do projeto arquitetônico conforme concebido seria o primeiro passo para um cálculo sem excessos. A utilização de diversos fatores de segurança durante cada estágio do cálculo pode resultar em um valor irreal e superdimensionado do sistema, gerando custos adicionais. Comparada aos demais fatores do cálculo de carga térmica, pode-se dizer que se trata do sistema mais perene, pois da sua concepção até o término da vida útil do edifício tem melhores condições de manter suas características iniciais (área envidraçada, vidro especificado, brises se previstos, e demais materiais das paredes e coberturas), com eventuais manutenções prediais e por vezes correções de irregularidades que surjam. Uma vez definido o vidro de um edifício, por exemplo, raramente o mesmo deverá ser substituído, se bem projetado e instalado, ao contrário do que ocorre com lâmpadas, seus reatores e equipamentos de ar condicionado, que já possuem vida útil menor. Para ambientes densamente ocupados, tais como auditórios, o ganho de calor sensível e latente representam uma grande parcela da carga total, mesmo considerando um curto prazo de permanência. Ganho de calor sensível é o ganho direto no ambiente, por meio de condução, convecção, e/ou radiação, provocando o aumento de temperatura (fontes: envoltória, pessoas, iluminação, equipamentos internos, renovação de ar e infiltração, quando da desocupação do edifício); já o ganho de calor latente ocorre quando umidade é adicionada ao ambiente (transpiração de pessoas, ou vapor de equipamentos; fontes: pessoas, renovação de ar e infiltração, quando da desocupação do edifício).

Nos itens a seguir serão apresentados e discutidos os parâmetros necessários para compor o cálculo: envoltória, pessoas, iluminação, equipamentos internos, renovação de ar e infiltração. O ganho de calor por meio da envoltória, pessoas, iluminação, equipamentos internos, renovação de ar e infiltração são os principais fatores para dimensionamento de um sistema de ar condicionado. Tal ganho é classificado pelo modo de transferência: sensível ou latente. A partir desta base, foi realizada a simulação paramétrica variando-se um único dado de entrada por vez, de modo a isolar seu impacto para a carga térmica da edificação. Quando a pressão de ar positiva é assumida, como mencionado, a maioria dos projetistas não incluem esta infiltração nos cálculos de carga térmica. Uma crença não precisa ser formulada com clareza, pois não se dirige ao intelecto; ela é aceita como verdade, e tem um caráter de permanência, isto é, não é sujeita a revisões. Os cálculos das cargas térmicas, como mencionado anteriormente, devem ser os mais exatos possíveis, evitando aplicar “fatores de segurança” arbitrários para compensar eventuais incertezas no cálculo (ABNT, 2008). Edificações atuais mostraram uma melhora na redução de ganho de calor pela envoltória e iluminação, devido a códigos de energias mais restritivos.

admonografiasonline

Os comentários estão fechados.
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?