De onde vem a ABNT? Segundo Rogério Chamba, engenheiro de aplicação da Indústrias Tosi, há anos cresce a demanda por unidades de tratamento de ar destinadas a estabelecimentos assistenciais de saúde e que atendam as Normas ABNT NBR 7256 complementada pela ANVISA. Jorge Osvaldo Zato, gerente corporativo de engenharia e P&D da Trox, acrescenta que nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) o sistema de climatização cumpre uma função muito importante, não só pelo aspecto do conforto térmico, mas principalmente, por fazer parte das ações de biossegurança, uma das ferramentas para mitigar infecções hospitalares. “Todo o sistema de climatização de um EAS deve obedecer aos requisitos listados na ABNT NBR 7256:2005 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução das instalações, atualmente em revisão (CB-55). “As unidades operam com volume de ar externo de renovação, serpentinas de resfriamento com cargas sensível e latente, conforme cada projeto de forma específica; ventiladores para vencer as mais diversas perdas de carga do ar com altas e baixas vazões, e filtros absolutos de ar e de partículas de alta eficiência HEPA para atender as exigências quanto ao grau de filtragem dos ambientes a serem ocupados.
Hoje a norma estabelece a filtragem G4 para ambientes como sala de inalação, de emergência, isolamento, quartos, UTI neonatal, laboratórios, salas de exames, enfermaria, salas de manipulação e salas de apoio; filtragem fina para sala de procedimentos invasivos, UTI, laboratórios de segurança biológica, hemodinâmica, sala de cirurgias simples e salas de parto. Quando estiver com o trabalho concluído, você pode também solicitar um orçamento nosso para que a formatação seja feita adequadamente, evitando qualquer imprevisto, ou, até mesmo submetendo o trabalho para uma AVALIAÇÃO GRATUÍTA nossa, onde apontaremos os problemas e você poderá entregar o trabalho pronto com maior segurança. Basta utilizar o site Referência Bibliográfica para resolver qualquer questão relacionada a isso. Agora, através do site especializado Studybay, você pode comprar artigos acadêmicos prontos! Existe também o Google Acadêmico, que ajuda nas pesquisas de artigos científicos e usar como referência biográfica e o google Docs que é bastante usado para aqueles alunos que não tem o pacote office em seu computador essa ferramenta é muito utilizada e totalmente gratuita, essas ferramentas servem para otimizar o tempo do aluno e facilitar a vida acadêmica do mesmo. Quando um novo “player” aparece, os demais precisam desqualificar o produto deles (algo que tem sido feito sistematicamente com os veículos chineses), melhorar o seu próprio produto ou simplesmente impedi-lo de entrar no mercado, como aconteceu com a promulgação da lei que aumentou o IPI dos veículos importados.
Mas, como já foi mencionado aqui se a tendência é se ajustarmos ao que é novo devemos utilizar apenas Referências. Por isso, esse conjunto de diretrizes tem como principal propósito, sem fins lucrativos, auxiliar no desenvolvimento das pesquisas e trabalhos científicos no Brasil, como a monografia e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além de publicações em periódicos, revistas científicas e dentro de instituições que cobram o uso das normas. Esse é uma parte que para alguns, é muito chato e cansativa. Serpentinas de resfriamento e aquecimento, ventiladores tipo limit load ou plenum fan, atenuador de ruído e filtros de ar classificados como grosso, fino e absoluto, ainda fazem parte do escopo; e a distribuição do ar com controle de temperatura, umidade, movimentação, pureza e renovação, para o conforto dos ocupantes, além do controle de odores, renovação do ar contaminado, proteção dos doentes e pessoas suscetíveis a microrganismos, reduzindo o risco de transmissão.
Porém, independentemente do projeto, nossa empresa já mantem um padrão de construção para este tipo de máquina, mesmo que o memorial descritivo da obra não faça menção ao item como a bandeja da serpentina de resfriamento em inox para todas as máquinas; perfis de alumínio da estrutura com superfície lisa internamente sem reentrâncias, para facilitar a limpeza; captação central de água condensada para evitar acúmulo de água parada nos cantos; posicionamento dos filtros de ar de alta eficiência (85% à 99,99%) após o ventilador (no sentido do fluxo de ar); damper de controle de vazão de ar do tipo estanque, com engrenagens e construído em alumínio; dentre outros itens. Com o desenvolvimento de novas tecnologias filtrantes, melhoria no desempenho aerodinâmico dos filtros e aumento da área filtrante dos elementos, é possível atender exigências cada vez maiores em relação a filtragem, renovação de ar, eficiência energética e vazão dos equipamentos”. Este tipo de equipamento oferece alta eficiência energética, pois operam com baixas vazões de ar, e atendem a altas cargas térmicas. Quanto a eficiência energética, Facuri considera que “o AVAC é responsável por 40% do consumo elétrico de um hospital. Recomenda-se aplicar o acoplamento direto entre ventiladores e motores de altíssimo rendimento, como é o caso dos ventiladores plug fan com rotores limit load, acoplados a motores eletronicamente comutáveis (EC) que atendem o nível IR4 de eficiência energética.